Blog // Floodgate?
O jogo de cartas do Digimon que jogamos hoje em dia foi lançado oficialmente pela Bandai no ano de 2020, sendo mais preciso, no dia 15 de Maio do mesmo ano sua primeira coleção foi lançada no Japão, BT-01: Booster New Evolution. 2 coleções depois, tivemos a chegada de um ciclo de carta que são famosamente conhecidas até hoje, em 30 de outubro do mesmo ano a Bandai oficialmente lança a coleção BT-03: Booster Union Impact e com essa coleção recebemos as seguintes cartas:
As Floodgates, como ficaram conhecidas, são normalmente digimons de nível 3 cuja sua habilidade básica consiste em impedir que seu oponente faça algo. Os 3 digimons compartilham de um mesmo efeito, que é o de não permitir que seu oponente ganhe memória de nenhum modo que não seja adquirida pelo efeito de um tamer (domador/digiescolhidos), com o passar do tempo esse efeito se tornou cada vez mais relevante para o jogo, vale ressaltar que não existe interação entre essas floodgates e o overflow dos digimons “ACE”, afinal, por regra, quando um digimon “ACE” deixar o campo, o seu dono perde uma determinada quantidade de memória, ele perder memória e você ganhar memória são coisas diferentes. As floodgates não pararam por aí.
No dia 6 de agosto de 2021 é lançado para o ocidente a coleção BT-05: Booster Battle of Omni e com ele recebemos 3 novas floodgates com um efeito inédito e nas cores que não tinham recebido uma floodgate na primeira leva:
Um efeito que impedia seu oponente de reduzir custo de evolução tornou-se, a cada nova coleção, um efeito mais e mais relevante para o meta, até a chegada em seu ápice com o lançamento dos treinamentos*, foi, a partir de então, que esporadicamente uma nova floodgate era criada com um novo efeito ou um novo representante para cores que não tinham acesso a esse efeito.
Os efeitos para floodgate pós BT5 sempre afetam os 2 jogadores e isso é muito importante de se prestar atenção, efeito como o do Pillomon (BT9-033) dizem que nenhum jogador pode jogar um digimon por efeito, caso o seu baralho dependa muito de jogar digimons por efeito muito cuidado ao utilizar tal floodgate. Solarmon (ST12-03) e digimons que compartilham de seu efeito impede que jogadores reduzam o custo de jogo de cartas, tanto as suas, quanto as de seu oponente, isso afeta diretamente que dependem de mecânicas como Xros, ou baralhos conceituados como Royal Knights e Seven Great Demon Lords.
Curiosamente, Kokuwamon é o único digimon, contemporaneamente, que possui o efeito que impede jogadores de ignorarem requisitos de digievolução, não entendeu a ideia?
Alguns digimons conseguem pular etapas de sua evolução, como é o caso do exemplo acima, o WarGreymon (BT14-101) consegue, caso você controle 1 tamer cujo nome contenha “Tai Kamiya” e seu oponente controle 1 digimon com 10.000 ou mais de DP, evoluir por cima de 1 agumon por 4 de memória ignorando os requisitos de digievolução, então, daí que entra nosso Kokuwamon (BT8-059) para impedir esse tipo de evolução.
Chegando até aqui você deve ter compreendido que existe 1 ciclo de efeitos compartilhados dentre alguns digimons de nível 3 que são feitos para atrapalhar o andamento do jogo, normalmente, para atrapalhar o lado do seu oponente, entretanto, não é precisamente isso. Existem cartas além do escopo dos nível 3 que tem habilidades feitas para atrapalhar seu oponente, como por exemplo:
Existem vários digimons além do nível 3 que tem como função atrapalhar o ritmo de jogo para o lado do seu oponente, entretanto, geralmente eles são mais potentes e, por consequência, restritos a determinados baralhos ou arquétipos, por exemplo, o efeito “All Turns” de Hexeblaumon (BT5-032) diz que nenhum digimon do seu oponente que não tenha matéria abaixo dele (como sua linha evolutiva, options que se tornam matéria como o x-antibody (BT9-109), entre outros) não podem declarar ataque ou bloquear ataques. Definitivamente é uma habilidade poderosa demais para ser algo genérico que qualquer baralho pode usar, então, para chegar a esse efeito você precisa fazer com que seu digimon chegue ao nível 6 e que esse nível 6 seja o Hexeblaumon, se você analisar bem, essa descrição é válida para os outros exemplo apresentados.
Acredito que nesse ponto, você já entendeu a ideia por trás de uma floodgate, mas, você sabia que não existem apenas digimons que se propõem a atrapalhar o jogo do seu oponente? O jogo também dispõe de tamers e options que impõe à seu oponente um efeito negativo para atrapalhar o ritmo de jogo dele, às vezes também te afeta, mas, nesses casos, é mais raro.
Você usaria algum floodgate? mesmo que ela te atrapalhasse? às vezes um floodgate no seu campo é a chave para a vitória, às vezes, é irrelevante. Lembre-se que no digimon não existe side deck, então, realmente é uma decisão relevante usar ou não um floodgate.
Nota:
- Treinamentos:
- Offense Training
- Mental Training
- Physical Training
- Agility Training
- Defense Training
- Wisdom Training