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Olá amigos do MIP (Mana Infinita Passo) e leitores em geral! Meu nome é Elinaldo, mais conhecido por todos como “Vulgo”. Venho aqui trazer um pouco do meu conhecimento adquirido em pouco mais de 1 ano sobre um dos decks que muitos consideram nunca ter deixado de ser Tier 0-1 durante sua vida no Modern: Amulet Titan.
Por que jogar de Amulet?
Há muito tempo atrás, eu normalmente estava do outro lado da mesa quando via um Amulet em jogo. Sempre calculando como conseguiria sobreviver ao turno matador, dano extra de Trample, triggers de Valakut... Com o tempo, eu passei a admirar mais o deck, suas várias linhas diferentes de jogo / win, e também a maneira como o deck consegue, até certo ponto, jogar em volta de todo o hate existente para ele. Outro ponto forte do jogo é a versatilidade de como você consegue construir sua lista de acordo com sua preferência.
Por que NÃO jogar de Amulet?
Um dos pontos “negativos” do deck é o comprometimento que você acaba tendo com o deck. Muitas das cartas que você acaba usando no deck, são específicas para ele, e dificilmente encontrarão espaço em outro deck que você possua. Outra coisa a se declarar é que as skills que você acaba adquirindo jogando de Amulet são bem específicas para o deck em si, e dificilmente terão muito uso em outros decks que você venha a pilotar.
Matemática rápida do deck (extraído desse guia)
Uma das coisas cruciais que se deve memorizar ao jogar de Amulet, é a matemática de mana gerada através da engine de mana utilizada no deck (Bounce Lands de Ravnica + Amulet of Vigor). Com 1 Amulet, uma Bounce Land = +2 Mana (com X amuletos, 2X Mana). Vejamos a tabela para facilitar:
Tomada de decisões com Amulet
Seu primeiro Primeval Titan resolveu! E agora, o que fazer?
Iremos passar caso a caso para ver as linhas tradicionais.
1 - Sem Amulet of Vigor em campo:
Boseiju + Bounceland: normalmente a escolha mais comum. Boseiju foi uma adição muito forte para o deck, permitindo que ele lide com boa parte dos hates existentes no formato. Isso permite que você a utilize no próximo turno para remover algo (Leyline Binding, Chalice of the Void, etc.).
Valakut + Valakut
Valakut + Tolaria West
Valakut + Vesuva (como Bounce Land)
Valakut + fetchland
Se você já tiver uma Dryad of the Ilysian Grove em campo, Valakut costuma ser a rota mais fácil para a vitória. Porém, com a quantidade de interação grátis existente no formato, nem sempre a melhor escolha é ir direto para ele, pois uma remoção na Dryad impede que os triggers resolvam normalmente. Sem ela em campo, o Titan provavelmente irá criar o setup para que a Dryad venha no próximo turno.
Urza’s Saga + Urza’s Saga
Urza’s Saga + X
Urza’s Saga + Urza’s Saga
Urza’s Saga + X
Normalmente essa linha é utilizada para jogos mais longos e “grindados”, pois permite que você crie um campo de construtos para o plano “beatdown” do deck, enquanto você prepara o terreno pro próximo Titan.
Tolaria West + Bounceland
Normalmente seguida da Simic Growth Chamber (Bounce UG), Tolaria permite que você a transmute para outro Summoner’s Pact ou para buscar um Valakut extra no deck, Engineered Explosives (em alguns casos), ou até mesmo outra utility land do deck necessária para a situação (Bojuka Bog, Radiant Fountain, etc).
Slayer’s Stronghold + X (talvez uma com Vermelho/Branco para completar o custo)
Tolaria West + Bounceland
Normalmente seguida da Simic Growth Chamber (Bounce UG), Tolaria permite que você a transmute para outro Summoner’s Pact ou para buscar um Valakut extra no deck, Engineered Explosives (em alguns casos), ou até mesmo outra utility land do deck necessária para a situação (Bojuka Bog, Radiant Fountain, etc).
Slayer’s Stronghold + X (talvez uma com Vermelho/Branco para completar o custo)
Se você acredita que o primeiro Titan irá morrer e tem outro em mãos, isso garante que você vai ter as lands para castar o próximo, pegando as lands que você julga necessárias na ocasião, e ainda tem a ameaça do ímpeto para mais um trigger.
Crumbling Vestige + X
Crumbling Vestige + X
Normalmente se usa para castar um Arboreal Grazer da mão para um land drop adicional, ou um block adicional que consegue segurar ameaças com voar.
2x Forest Forest + X
2x Forest Forest + X
Famosa garantia contra Blood Moon/Magus of the Moon. Se você espera qualquer um dos dois vindo do outro lado da mesa, e está na necessidade de pagar um Summoner’s Pact, essa é a escolha.
Bojuka Bog / Khalni Garden / Radiant Fountain / X
Essas são lands utilitárias que permitem o deck entrar em “modo defensivo”. Khalni Garden gera um block adicional, Bojuka Bog exila o cemitério para evitar um Murktide / Living End ou reduzir o tamanho de um Tarmogoyf, Radiant Fountain permite ganho de vida para dar mais longevidade. Todas essas terras são potencializadas com uma Bounce Land da mão, permitindo usar o efeito mais uma vez.
2 - Com 1 Amulet of Vigor em campo:
1 Amulet, sem mana extra:
Boros Garrison + Slayer’s Stronghold -> X+Y
Simic Growth Chamber + Tolaria West
Se o Titan que acabou de entrar é garantido que ficará vivo, pegar o par de lands que dá Haste e atacar permite que você já cause um dano considerável, além de permitir que com o trigger de ataque, você pegue as lands que você realmente quer em campo. Infelizmente o segundo caso não funciona com o trigger de ataque, pois Transmute é uma ação que deve ser feita como Sorcery, e a mana escoaria dentro da fase de combate. No meta atual, existem várias maneiras de lidar com o Titan usando pouca/nenhuma mana, então o jogador deve ter em mente a possibilidade de Leyline Binding / Unholy Heat / Solitude ao escolher o que pegar com o trigger de ETB.
1 Amulet, mana sobrando:
Se tiver W flutuando:
1 Amulet, mana sobrando:
Se tiver W flutuando:
Você pode puxar apenas Valakut + Slayer’s e seguir com o combo de haste.
Duas sobrando (sem flutuar):
Isso permite o uso da Sunhome para dar Double Strike para o Titan durante a fase de combate (via Vesuva / Crumbling Vestige).
Dryad em campo, sem mana flutuando:
Devido à ability da Dryad, você pode usar a Crumbling Vestige para gerar as duas cores necessárias para o haste, junto da Slayer’s Stronghold, e mantendo lands em campo, contrário ao uso da Bounce Land.
Dryad, com 1 mana flutuando:
Contanto que a mana seja vermelha ou branca, ambas permitem que você pegue Valakut + Slayer’s para o combo de haste, permitindo que a própria Dryad vire uma ameaça mesmo com a remoção no Titan.
Todas essas opções podem apresentar alguns percalços, como por exemplo:
- Boros Garrison na mão: A Dryad resolve o problema, como visto anteriormente;
- Slayer’s na mão: Infelizmente não somos imunes ao possível draw da land de haste. Porém, um Arboreal Grazer na mão pode nos salvar, ou um land drop adicional via Dryad/Azusa.
2 Amulets:
Esse é o sonho. Com esse setup, o deck cria a condição para o potencial 1- Turn kill. Porém, com algumas manas extras, isso abre espaço para outras linhas:
1 - 2 Amulets, sem mana sobrando:
Tolaria + Bounce UG
Flutua 9 manas, transmuta a tolaria para pacto, pacto para um novo Titan, que pegará o pacote de Haste e dará haste para ambos os Titan. Com os dois Triggers, busca-se Sunhome + Vesuva e outras duas lands para permitir mana suficiente para double strike para ambos os Titan, causando assim 32 de dano.
3 - 2 Amulets, 1 mana sobrando e Tolaria na mão:
Simic Growth Chamber + Outra Bounce qualquer. Flutua 9 manas, transmuta a Tolaria, pacto para Titan. Procede como o caso anterior.
3 Amulets:
Com 3 Amulets em campo, você pode fazer uma corrente de Bounce UG + Tolaria (quantas tiver no deck) para um novo titan, e no último titan, pegar o pacote de haste para todos.
Obviamente esses não são todos os casos, mas a maioria das situações que você se encontra durante o jogo vai cair em algum desses casos, eventualmente. Contanto que o básico seja aprendido, fica fácil perceber quais peças do quebra-cabeça faltam para completar a condição de vitória.
Minha Build de Titan atual
Essa é minha build atual com o deck (https://www.mtggoldfish.com/deck/6354125#paper). Abaixo, deixo um “esqueleto” criado por uma das referências mundiais sobre o deck, Dominic Harvey (cujo artigo All About Amulet Titan serve de referência para o meu).
Esse é o esqueleto de peças que, de acordo com ele, são inquestionáveis e não negociáveis dentro da lista. Esse esqueleto tem 26 spells, e o Cultivator Colossus chega próximo de ser a 27a staple. O esqueleto possui 22 lands, e normalmente os decks rodam com 32-35. As combinações de lands utilizadas para preencher esses spots são:
3-4 The Mycosynth Gardens
1-2 Tolaria West
Segundo Valakut
a 11a Bounce Land
Um total de 8 ou mais fontes verdes desviradas (Florestas, Caverna das Almas, Crumbling Vestige, Shock Lands, Fetchs, etc.)
Outras Lands Opcionais (Castle Garenbrig, etc.)
Qual a diferença entre as duas versões?
Tive a sorte de conhecer outro jogador excepcional de Amulet, Mistakenn. Ele faz streams na Twitch em seu canal (https://www.twitch.tv/mistakenn69). Através de seu canal de Discord, conheci vários outros aficionados de Amulet, que testam todos os tipos de builds diferentes. Atualmente, boa parte do pessoal está em um consenso no uso do pacote de Hanweir Battlements para dar Haste ao Titan. “Ah, mas a outra dá +2/+0 e vigilância, porque essa é melhor?” - não necessariamente ela é melhor. Essa build permite que você fique menos refém de como você habilita o haste para o Titan, visto que só é necessário a mana vermelha para isso. Outro pacote que está fazendo sucesso também é o de Mirrorpool + Oran-Rief. A linha funciona da seguinte maneira:
1 - 2 Amulet of Vigor em campo;
Com essa condição atingida, ao resolver seu primeiro Titan, o trigger buscará uma Bounce Land (qualquer) + a Mirrorpool. No primeiro trigger de desvirar da Mirrorpool, você flutua uma mana incolor, e no segundo você deixa ela desvirada. Flutua 4 manas dos 2 triggers da bounce, e com as 5 manas, você copia o Titan na mesa. O segundo Titan pegará qualquer land com vermelho + a Hanweir para dar ímpeto para ambos os Titan. O primeiro Trigger do Titan pegará a Oran-Rief e uma Mycosynth Gardens. A Mycosynth vai desvirar a primeira vez, gerar mana, e na segunda copiará um Amulet na mesa. A Oran-Rief colocará 1 marcador +1/+1 em cada criatura verde que entrou em campo neste turno (no caso, ambos os Titan), deixando eles 8/8. Com o segundo trigger, você pegará Vesuva + qualquer outra land. A Vesuva entrará como cópia da Oran-Rief, e como existem 3 Amulet em campo, você colocará + 3 marcadores nos Titan, fazendo causar 22 de dano com Trample. Outras variações incluem usar Khalni garden para deixar plantas 2 / 3 ou maiores, caso o dano do combo ainda não seja letal.
Ambas as formas de jogar de Titan são válidas (como dito anteriormente, a liberdade de forma de construção do deck é uma das coisas mais belas sobre ele). Tudo depende de qual delas você se identifica mais para jogar.
Construindo o Sideboard
Infelizmente, o deck sofre bastante contra hate, de várias maneiras diferentes. Felizmente, várias coleções mais “recentes” trouxeram várias ferramentas para que possamos lidar com o hate. Irei listar aqui algumas das peças mais utilizadas:
1 - Force of Vigor: Free Spell, com várias fontes verdes para pitch no deck, lida com Blood Moon, Leyline Binding, Chalice of the Void, Ensnaring Bridge, entre outras coisas que sejam Artefatos / Encantamentos. Em um meta onde você se encontra cheio de decks que usam essas peças, é uma forte candidata, além de pegar gratuitamente o Hammertime e Scales.
2 - Boseiju: Já utilizamos 2 no main deck normalmente, mas uma terceira nunca é demais, principalmente pelo fato de ser uma ability ativada de uma land na mão, que dificilmente os oponentes conseguem interagir (a menos que tenham uma Tishana’s Tidebinder). Lida com todos os problemas também citados no primeiro caso.
3 - Dismember: Normalmente aqui para lidar com decks de Ragavan (que se deixados sem check, fogem com o jogo nas costas em cima de counters / remoções), e também é capaz de remover Magus of the Moon mesmo sob efeito dele.
4 - Cursed Totem: Ferramenta trazida pro modern através de MH2, atualmente serve como uma das principais peças de hate contra Yawgmoth, além de pegar Scales por tabela.
5 - Defense Grid: Uma carta que permite você jogar seu turno sem muita interação do oponente, visto que tudo que ele use de spells para interagir com você, custará 3 a mais. Útil para partidas contra Control ou com Subtlety / Solitude / Tishana’s Tidebinder.
6 - Firespout: Útil contra decks de muitas criaturas pequenas, como Prowess, facilmente limpa a board no turno 2 ou 3.
7 - Roxanne: Essa é uma adição recente de Outlaws of Thunder Junction. Está sendo testada bastante, e agradando os jogadores, visto que o artefato gerado por ela serve como remoção / finalizador, e também é útil para gerar a mana verde por cima de moon effects.
8 - Tear Asunder: Dependendo do pack de Bounce Lands utilizado (Bounce BG ajuda bastante), é uma opção para remover Elesh Norn (que normalmente acaba com o deck sozinha), além de artefatos/encantamentos chatos que possam vir a dificultar o jogo.
9 - Generous Ent: Carta nova trazida em LotR, permite ciclar para buscar suas florestas básicas por cima de Moon effects, permitindo você desbloquear seu jogo. Até mesmo sendo castado, serve como um ótimo blocker (5 / 7 com alcance), e gera uma comida, para dar um pouco mais de longevidade.
10 - Endurance: Semelhante à Force of Vigor, temos bastante combustível para usá-la como Free Spell. Costuma ser o hate de escolha, junto ao Bojuka Bog, para decks de Grave (Living End, Murktide, Esper Goryo’s), além de nos ajudar bastante contra UB Mill.
11 - Engineered Explosives: Num deck com acesso a praticamente todas as cores e mana de sobra, serve como resposta para várias coisas em geral, tudo depende da necessidade da ocasião.
Princípios de Mulligan
Mulligan de Amulet é quase uma pseudo-ciência. Tudo depende de um equilíbrio entre quantidade e qualidade nas cartas de sua mão, o que faz ser muito difícil decidir como mulligar no escuro em busca da mão perfeita. Seu objetivo é apresentar um Primeval Titan no turno 3 para o oponente, idealmente junto de uma Dryad of the Ilysian Grove ou pelo menos 1 Amulet of Vigor.
Outras Lands Opcionais (Castle Garenbrig, etc.)
Qual a diferença entre as duas versões?
Tive a sorte de conhecer outro jogador excepcional de Amulet, Mistakenn. Ele faz streams na Twitch em seu canal (https://www.twitch.tv/mistakenn69). Através de seu canal de Discord, conheci vários outros aficionados de Amulet, que testam todos os tipos de builds diferentes. Atualmente, boa parte do pessoal está em um consenso no uso do pacote de Hanweir Battlements para dar Haste ao Titan. “Ah, mas a outra dá +2/+0 e vigilância, porque essa é melhor?” - não necessariamente ela é melhor. Essa build permite que você fique menos refém de como você habilita o haste para o Titan, visto que só é necessário a mana vermelha para isso. Outro pacote que está fazendo sucesso também é o de Mirrorpool + Oran-Rief. A linha funciona da seguinte maneira:
1 - 2 Amulet of Vigor em campo;
Com essa condição atingida, ao resolver seu primeiro Titan, o trigger buscará uma Bounce Land (qualquer) + a Mirrorpool. No primeiro trigger de desvirar da Mirrorpool, você flutua uma mana incolor, e no segundo você deixa ela desvirada. Flutua 4 manas dos 2 triggers da bounce, e com as 5 manas, você copia o Titan na mesa. O segundo Titan pegará qualquer land com vermelho + a Hanweir para dar ímpeto para ambos os Titan. O primeiro Trigger do Titan pegará a Oran-Rief e uma Mycosynth Gardens. A Mycosynth vai desvirar a primeira vez, gerar mana, e na segunda copiará um Amulet na mesa. A Oran-Rief colocará 1 marcador +1/+1 em cada criatura verde que entrou em campo neste turno (no caso, ambos os Titan), deixando eles 8/8. Com o segundo trigger, você pegará Vesuva + qualquer outra land. A Vesuva entrará como cópia da Oran-Rief, e como existem 3 Amulet em campo, você colocará + 3 marcadores nos Titan, fazendo causar 22 de dano com Trample. Outras variações incluem usar Khalni garden para deixar plantas 2 / 3 ou maiores, caso o dano do combo ainda não seja letal.
Ambas as formas de jogar de Titan são válidas (como dito anteriormente, a liberdade de forma de construção do deck é uma das coisas mais belas sobre ele). Tudo depende de qual delas você se identifica mais para jogar.
Construindo o Sideboard
Infelizmente, o deck sofre bastante contra hate, de várias maneiras diferentes. Felizmente, várias coleções mais “recentes” trouxeram várias ferramentas para que possamos lidar com o hate. Irei listar aqui algumas das peças mais utilizadas:
1 - Force of Vigor: Free Spell, com várias fontes verdes para pitch no deck, lida com Blood Moon, Leyline Binding, Chalice of the Void, Ensnaring Bridge, entre outras coisas que sejam Artefatos / Encantamentos. Em um meta onde você se encontra cheio de decks que usam essas peças, é uma forte candidata, além de pegar gratuitamente o Hammertime e Scales.
2 - Boseiju: Já utilizamos 2 no main deck normalmente, mas uma terceira nunca é demais, principalmente pelo fato de ser uma ability ativada de uma land na mão, que dificilmente os oponentes conseguem interagir (a menos que tenham uma Tishana’s Tidebinder). Lida com todos os problemas também citados no primeiro caso.
3 - Dismember: Normalmente aqui para lidar com decks de Ragavan (que se deixados sem check, fogem com o jogo nas costas em cima de counters / remoções), e também é capaz de remover Magus of the Moon mesmo sob efeito dele.
4 - Cursed Totem: Ferramenta trazida pro modern através de MH2, atualmente serve como uma das principais peças de hate contra Yawgmoth, além de pegar Scales por tabela.
5 - Defense Grid: Uma carta que permite você jogar seu turno sem muita interação do oponente, visto que tudo que ele use de spells para interagir com você, custará 3 a mais. Útil para partidas contra Control ou com Subtlety / Solitude / Tishana’s Tidebinder.
6 - Firespout: Útil contra decks de muitas criaturas pequenas, como Prowess, facilmente limpa a board no turno 2 ou 3.
7 - Roxanne: Essa é uma adição recente de Outlaws of Thunder Junction. Está sendo testada bastante, e agradando os jogadores, visto que o artefato gerado por ela serve como remoção / finalizador, e também é útil para gerar a mana verde por cima de moon effects.
8 - Tear Asunder: Dependendo do pack de Bounce Lands utilizado (Bounce BG ajuda bastante), é uma opção para remover Elesh Norn (que normalmente acaba com o deck sozinha), além de artefatos/encantamentos chatos que possam vir a dificultar o jogo.
9 - Generous Ent: Carta nova trazida em LotR, permite ciclar para buscar suas florestas básicas por cima de Moon effects, permitindo você desbloquear seu jogo. Até mesmo sendo castado, serve como um ótimo blocker (5 / 7 com alcance), e gera uma comida, para dar um pouco mais de longevidade.
10 - Endurance: Semelhante à Force of Vigor, temos bastante combustível para usá-la como Free Spell. Costuma ser o hate de escolha, junto ao Bojuka Bog, para decks de Grave (Living End, Murktide, Esper Goryo’s), além de nos ajudar bastante contra UB Mill.
11 - Engineered Explosives: Num deck com acesso a praticamente todas as cores e mana de sobra, serve como resposta para várias coisas em geral, tudo depende da necessidade da ocasião.
Princípios de Mulligan
Mulligan de Amulet é quase uma pseudo-ciência. Tudo depende de um equilíbrio entre quantidade e qualidade nas cartas de sua mão, o que faz ser muito difícil decidir como mulligar no escuro em busca da mão perfeita. Seu objetivo é apresentar um Primeval Titan no turno 3 para o oponente, idealmente junto de uma Dryad of the Ilysian Grove ou pelo menos 1 Amulet of Vigor.
Normalmente, mãos de abertura que não são as “perfeitas” (obviamente, sem interação de descarte por parte do oponente), faltam 1 dentre as peças a seguir: 1 Amulet / Grazer, Summoner’s Pact / Titan, outra mágica de ramp, ou uma Bounce Land. Você deve sempre pesar o quão essencial aquela parte faltante é, quanto tempo você tem disponível para encontrá-la, e quão difícil é para que você a encontre. Podemos dividir esses casos nos seguintes subgrupos:
1- Sem Amulet: se sua mão precisa especificamente do Amulet para melhorar (poucas lands que não fazem você chegar no Titan manualmente), suas chances de encontrar o Amulet são pequenas (mesmo dando draw na Urza’s Saga), o que pode diminuir sua velocidade;
2- Amulet, mas sem Ramp: Muitas mãos vão vir com Amulet + Bounce Land, mas nenhum outro enabler para garantir que você chegue na sexta mana pro Titan. Normalmente, essas são keeps seguros, visto que a densidade de mágicas que permitem isso é alta (Azusa, Dryad, Grazer, Explore, etc.).
3- Sem Bounce Land: Essas mãos são 2 lados da mesma moeda: ou você passa vários turnos fazendo nada, ou você compra a Bounce Land logo, e ganha rapidamente. Para aumentar suas chances com essas mãos, uma quantidade maior de Bounce Lands no deck ajuda, além de ser possível buscar um Expedition Map a partir de uma Urza’s Saga e pegar a Bounce necessária.
4- Sem payoff: A quantidade de ameaças do deck é algo difícil de mexer, mas você só precisa da ameaça no turno que você vai “ganhar”, então você acaba tendo alguns turnos disponíveis para conseguir encontrá-la. Saga e Dryad+Valakut podem ser considerados ameaças em contextos específicos, mas no escuro, não dá pra confiar.
Conclusão
Espero que todos tenham gostado da leitura! Jogar de Amulet tem sido uma experiência inigualável, e toda semana eu aprendo mais e mais sobre o deck, linhas de como ganhar o jogo, peças novas que podem ser encaixadas no deck... Me sinto como uma criança com um quebra- cabeças infinito, onde a cada semana, aparecem peças novas que se encaixam em lugares diferentes, e a cada coleção nova, mais peças novas surgem para serem testadas. Para quem quiser trocar idéias, podem me procurar no Discord (vulgo.elinaldo), ou perguntar por meu contato na loja TopDeck, estarei sempre disposto a compartilhar meu conhecimento com quem tiver interesse. Agradeço também ao meu time, MIP, pela oportunidade de me provar como jogador e construtor de decks, e agora como escritor de artigos!
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3- Sem Bounce Land: Essas mãos são 2 lados da mesma moeda: ou você passa vários turnos fazendo nada, ou você compra a Bounce Land logo, e ganha rapidamente. Para aumentar suas chances com essas mãos, uma quantidade maior de Bounce Lands no deck ajuda, além de ser possível buscar um Expedition Map a partir de uma Urza’s Saga e pegar a Bounce necessária.
4- Sem payoff: A quantidade de ameaças do deck é algo difícil de mexer, mas você só precisa da ameaça no turno que você vai “ganhar”, então você acaba tendo alguns turnos disponíveis para conseguir encontrá-la. Saga e Dryad+Valakut podem ser considerados ameaças em contextos específicos, mas no escuro, não dá pra confiar.
Conclusão
Espero que todos tenham gostado da leitura! Jogar de Amulet tem sido uma experiência inigualável, e toda semana eu aprendo mais e mais sobre o deck, linhas de como ganhar o jogo, peças novas que podem ser encaixadas no deck... Me sinto como uma criança com um quebra- cabeças infinito, onde a cada semana, aparecem peças novas que se encaixam em lugares diferentes, e a cada coleção nova, mais peças novas surgem para serem testadas. Para quem quiser trocar idéias, podem me procurar no Discord (vulgo.elinaldo), ou perguntar por meu contato na loja TopDeck, estarei sempre disposto a compartilhar meu conhecimento com quem tiver interesse. Agradeço também ao meu time, MIP, pela oportunidade de me provar como jogador e construtor de decks, e agora como escritor de artigos!
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